Criminosos cibernéticos têm uma tática muito comum para infectar usuários descuidados de celulares e computadores: o oferecimento de serviços supostamente benéficos que, na verdade, escondem algum tipo de vírus que pode causar danos irreparáveis para quem cair no golpe.
A Kaspersky, empresa de segurança digital classificada entre as quatro melhores do mundo como provedora de soluções de segurança para TI, acaba de identificar um novo golpe que vem circulando entre usuários do WhatsApp. Ele promete um suposto recurso de “Vídeo Chamada”, que por enquanto não existe no programa de mensagens instantâneas. A mensagem chega às vítimas por meio de algum contato.
Segurança em risco!
Se a vítima clicar no link suspeito, uma nova janela será aberta e vai pedir a inserção do número de telefone do usuário para continuar. Em seguida, o golpe disfarçado pede para você selecionar 10 amigos para também receberem o recurso especial e para liberá-lo em seu dispositivo. É aí que entra o scareware, que utiliza o medo do usuário como arma para infectá-lo. Com mensagens de que o celular pode estar vulnerável ou mesmo já contendo um vírus, ele propõe o download de supostos programas de segurança que na verdade irão contaminar o aparelho.
“Essa campanha segue o mesmo estilo de outras campanhas maliciosas que encontramos disseminadas via WhatsApp”, afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil. “Isso demonstra que os golpes anteriores foram bem-sucedidos e que os cibercriminosos seguem com a mesma tática de usar um tema popular para disseminar scareware. Outro agravante foi que encontramos empresas de software legítimos se valendo dessa abordagem para forçar a instalação e distribuição do seu software no Brasil”.
Fonte: tecmundo